top of page

A ESCOPO TECNOLOGIA REALIZA TRABALHO PARA CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA DE INDÚSTRIA DO SEGMENTO MECÂNICO.

12/02/2022

BANCO CAPACITOR.jpg

O objetivo principal do projeto foi eliminar multa por consumo excessivo de energia reativa.

 

A metodologia adotada foi à realização de medições utilizando o equipamento registrador portátil de grandezas elétricas trifásicas destinado à análise e ao monitoramento de redes elétricas. Análise dos relatórios e gráficos com o objetivo de especificação do banco de capacitores para correção do fator de potência.

 

Após análise das grandezas elétricas foi especificado banco de capacitor automático com controlador inteligente para ligar e desligar os estágios de capacitores automaticamente, de acordo com a necessidade do sistema elétrico sem que o mesmo fique capacitivo. Montado em painel elétrico de aço carbono com pintura eletrostática a pó, dimensões 1200mm X 800mm X 350mm, com capacitores em invólucro de alumínio, contra explosão, disjuntor para proteção geral, contator para manobra dos capacitores, resistências de descarga, relé falta de fase, proteção para os estágios através de disjuntor, borne para entrada do sinal do TC curto-circuitável, borne para entrada da referência de tensão, botão de emergência, sinaleiros para sinalização dos estágios e ventilação forçada. Painel com todas as suas partes ligadas ao barramento de terra.

 

Banco de Capacitor Geral Trifásico 380V 75Kvar com controlador automático. 1º estágio 5 KVAr 2º estágio 10 KVAr 3º estágio 10 KVAr 4º estágio 10 KVAr 5º estágio 10 KVAr 6º estágio 10 KVAr 7º estágio 10 KVAr 8º estágio 10 KVAr.

 

Abaixo é apresentado a medição do fator de potência antes e depois da implementação da solução.

 

FIGURA 1: Fator de Potência antes do Banco de Capacitores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FIGURA 2: Fator de Potência depois do Banco de Capacitores

 

O objetivo do projeto foi atingido, a multa por consumo excessivo de energia reativa foi eliminada e verificamos outros benefícios,  aumento da eficiência energética, melhoria dos níveis de tensão, aumento da capacidade dos equipamentos de manobra, aumento da vida útil das instalações e equipamentos, redução do efeito Joule e redução da corrente reativa na rede elétrica.

Conforme estudo, o payback do projeto é de 1 ano e dois meses considerando apenas o custo com consumo excessivo de energia reativa médio.

grafico01.png
grafico02.png
PAYBAck.png
g7408.png

Gostou do nosso serviço? Entre em contato e agende seu orçamento

Contato:

comercial@escopotecnologia.com

Tel.: (31) 3191-3165

Cel.:(31) 99214-7537

:Localização

Rodovia MG 424 Nº 545 - Bom Jesus

CEP: 35720000- Matozinhos/MG

bottom of page